sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HISTÓRICO

Biografia de NICOLAU FRAGELLI
   
            Nasceu em Corumbá, MS, aos 13 de Novembro de 1 884 e faleceu em Campo Grande aos 16 de fevereiro de 1949.
        Foi aluno da Escola Militar de Porto Alegre, carreira que abandonou para estudar Medicina, na qual se formou em 1911.
        Político, jornalista e professor. Elegeu-se Deputado Estadual em 1929; Deputado à Constituinte Estadual em 1934.  Suplente de Senador, eleito pela União Democrática Nacional em 1945.
        Colaborou no Jornal “ A Cidade”, de Corumbá, e dirigiu por muitos anos o Jornal “O Progressista”, de Campo Grande, do qual foi um dos fundadores. Fragelli fora um dos mais brilhantes jornalistas de Mato Grosso.
     Pertenceu à Academia de Mato Grosso de Letras, onde ocupou a Cadeira nº 33 que tem como patrono Mariano Ramos.
Criação da Escola

   A inauguração da Escola Estadual Nicolau Fragelli, se deu aos 22/05/1955, sua criação teve por finalidade atender a região do Cascudo ou Corredor do Embiruçu, hoje conhecida como Bairro São Francisco.
      Haviam poucas escolas nesse local, a Escola Nicolau Fragelli foi, praticamente a primeira escola fundada na região.
      No seu processo de construção cabe citar a ilustre figura do Doutor Fragelli, que foi o doador do terreno, é  por  isso que a Escola tem este nome, em sua homenagem. Porém os recursos para sua construção foram de responsabilidade do Governo José Manoel Fontanillas Fragelli.
      No decreto nº 1 973, de maio de um mil novecentos e setenta e quatro, o Governador estabeleceu a criação do grupo escolar Escola Estadual de 1º grau Nicolau Fragelli.
      Em 1.956 o ensino era a nível pré-escolar, 1ª a 4ª séries, e funcionavam cursos durante os períodos matutino, vespertino, noturno e rotativo (horário do almoço). No período de 1984 à 1989, passou a existir o curso de Educação Integrada (supletivo). E até 2006  a escola ofereceu na sua atividade educacional, turmas de 5ª,6ª e 7ª series do ensino fundamental, no período matutino, ciclo I e II no período vespertino e o curso de Educação de Jovens e Adultos, na etapa do Ensino Fundamental, no período noturno.
      Entre os anos  de 1955 á  1995, passaram em sua administração, nove diretoras sendo a primeira em 1955 a Professora Alda Furtado de Assis e de 1996 à 2011  a diretora Senhora Mary Nilce Peixoto dos Santos, reeleita para 2012 à 2014.
      
EE Nicolau Fragelli
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário